Equipamentos
Tribologia
-
Tribômetro Universal PLINT TE67 :
O Tribômetro Universal PLINT TE67 é uma máquina projetada para realização de ensaios tribológicos na configuração pino (ou esfera) carregado verticalmente sobre disco rotativo e também acomoda uma variedade de outras geometrias de ensaio.
A unidade de controle inclui o módulo de interface SLIM 2000 e o software de controle e aquisição de dados COMPEND 2000. É possível controlar automaticamente carga, velocidade, temperatura e duração do teste, combinado com uma capacidade de registro de dados flexível.
A operação inclui as opções de aquecimento a ar, a gás ou indutivo, um invólucro para lubrificante, um adaptador para ensaios com movimento alternativo e acessórios para ensaios de anel de pistão e camisa de cilindro.
Os testes podem ser realizados de acordo com as normas ASTM G99, DIN 50324, ISO/DIS 7148-2 e ASTM F732.
Site do fabricante: www.phoenix-tribology.com/cat/at2/leaflet/te67.htm
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
- Erosímetro de Lama Abrasiva
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
- Erosímetro a Jato de Ar:
O ensaio consiste em se estudar o desgaste que ocorre, por exemplo, em tubulações, válvulas, ventiladores e acessórios das industrias de minério. Os materiais empregados na realização dos ensaios, são caracterizados segundo a norma ASTM G76. Os abrasivos utilizados são Alumina e Sílica.
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
-
Abrasômetro Pino-Tambor
O teste através do Abrasômetro Pino-Tambor (norma ASTM A514) consiste em deslocar linearmente uma amostra pressionada contra um tambor revestido com lixa abrasiva, que rotaciona a uma velocidade desejável.
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
-
Abrasômetro Roda de Borracha
Dentre os diferentes métodos de medir resistência ao desgaste abrasivo em laboratório, o teste Roda de Borracha (norma ASTM G65) é um dos mais comuns utilizados. O teste consiste basicamente em pressionar uma amostra contra um disco de borracha sob alimentação constante de um fluxo abrasivo. A taxa do desgaste é determinada pela diferença de massa antes e depois do teste. O abrasômetro em questão foi modificado, onde o posicionamento da amostra em relação à roda de borracha é horizontal ao invés de vertical. Além de resultar em um sistema de maior estabilidade mecânica, esse novo arranjo permitiu medir a real vazão de abrasivo que passa na interface amostra/borracha, e assim, correlacionar este parâmetro com o a taxa de desgaste.
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
-
Microabrasômetro PLINT
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
Corrosão
- Potenciostato/Galvanostato Autolab
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
- Máquina de Ensaio de Corrosão sob Tensão
A corrosão sob tensão ocorre quando um material submetido a tensões de tração (aplicadas ou residuais) é colocado em contato com um meio corrosivo específico.
Projetos envolvidos:
Artigos e dissertações publicadas:
Materiais e Metalografia
-
Cortadeira Metalográfica STRUERS Labotom-3
-
Cortadeira Metalográfica STRUERS Minitom
Minitom é uma cortadeira de precisão de pequenas dimensões, de baixa velocidade, para o corte de todos os tipos de materiais. Tamanho máximo permitido da amostra: Ø 30 mm. A velocidade de corte varia continuamente, e o motor está projetado para assegurar que a velocidade selecionada seja constante em qualquer carga. A Minitom é de fácil operação. Com a fixação e o ajuste do tamanho da amostra, a velocidade e a pressão de corte, a operação dura somente alguns minutos. A amostra será fixada em um dispositivo montado em um braço móvel.
-
Embutidora Metalográfica
O processo de embutimento é um dos processos de preparação metalográfica. Consiste em pressurizar a amostra com uma quantidade necessária de resina termofixa de cura a quente (baquelite) por um intervalo de tempo pré-determinado. A resina então se funde formando uma peça uniforme e de formato cilíndrico. Ao se completar o tempo de embutimento, alivia-se a pressão e o equipamento é resfriado através de circulação de água.
-
Politriz Automática STRUERS
-
Politrizes Semi-Automáticas (DP-10 e DP-3)
- Secador de Amostras Metalográficas
- Destilador de Água
-
Chapa Aquecedora
A Chapa Aquecedora Vitrocerâmica JUNG possui uma superfície perfeitamente plana, sem porosidade, que pode aquecer amostras rapidamente sem sofrer corrosão. Resiste a choques térmicos e não trinca nem mesmo em contato com cubos de gelo enquanto quente. A excepcional resistência da chapa à corrosão, mesmo em altas temperaturas, deve-se ao fato de apresentar uma superfície não-metálica, ao contrário das chapas tradicionais de aço ou alumínio. Da excelente combinação de características resulta sua grande versatilidade e robustez, permitindo que seja utilizada tanto em bancadas quanto instalada em capelas, mesmo em atmosferas agressivas a metais.
Alcança uma temperatura máxima de 500ºC. E possui ajuste de temperatura por botão regulador.
-
Microscópio Metalográfico Olympus
-
Microscópio Metalográfico Invertido Nikon
-
Balança Analítica Sartorius
-
Balanças de Precisão BEL
-
Durômetro Volpert
-
Durômetro Wilson
-
Durômetro WPM
-
Microdurômetro Panambra
O microdurômetro HXD-1000TM é um preciso mecanismo óptico e elétrico ao qual é utilizado para determinar a microdureza de diversos tipos de materiais sendo eles materiais cerâmicos, compósitos, poliméricos e metálicos.
Sua carga varia entre 10g a 1000g (10,25,50,100,200,300,500 e 1000) e seu tempo de estabilização é entre 5s a 60s (em intervalos de 5).
Os testes podem ser realizados de acordo com as normas ASTM384-11, ASTM384-16,ISO 6507-1
- Máquina Universal MTS Servo-hidráulica
- Máquina de Tração MTS Eletro-Mecânica
-
Máquina de Ensaio Charpy
- Máquina de Ensaio de Fadiga