Micro-abrasômetro PLINT TE66
O Micro-abrasômetro PLINT TE66 (figura 1) é baseado na técnica do experimento desenvolvido por I M Hutchings e K L Rutherford da Universidade de Cambridge, Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia e produzido sobre licença pela Phoenix Tribology.
Nesse equipamento são realizados ensaios de microabrasão por esfera fixa, tendo como objetivo determinar o coeficiente de desgaste de superfícies duras, macias, materiais homogêneos ou heterogêneos e também, pode ser utilizado para medir espessura de revestimentos, reproduzindo o desgaste abrasivo em escala micrométrica (abrasivos da ordem de 2 até 10 µm).
O equipamento realiza ensaio de abrasão em escala micrométrica, sendo possível determinar o coeficiente de desgaste para superfícies duras ou macias, materiais homogêneos ou heterogêneos por meio de uma esfera (contra-corpo) sendo rotacionada contra a superfície plana de uma amostra. A máquina TE 66 pode, também, ser utilizada para medir espessura de revestimentos por meio do mesmo princípio já descrito.
O software Compend 2000 V2.23 é responsável pela aquisição de dados e pelo controle de parâmetros tais como a velocidade de rotação e o número de revoluções da esfera durante o ensaio.
Os testes podem ser realizados de acordo com a norma:
BS EN 1071-6: 2007: Advanced technical ceramics. Methods of test for ceramic coatings. Determination of the abrasion resistance of coatings by a micro-abrasion wear test.
Site do fabricante: www.phoenix-tribology.com/cat/at2/leaflet/te67.htm
Figura 1 - Equipamento e esquema de funcionamento do Micro-abrasômetro PLINT TE66. (P.E. Jureves, 2018)
Figura 2 - Equipamento e esquema de funcionamento do Micro-abrasômetro PLINT TE66
Figura 3 - Detalhe da montagem do equipamento.
Figura 4 - Aspecto das calotas e publicação de artigo em revista internacional.
Figura 5 - Imagens realizadas em microscópio eletrônico de varredura e resultados encontrados de perda de volume/massa.